13/09/2023 às 02:15

A Fotografia de Nascimentos Pode Ser Uma Aliada do Parto?

40

Hoje começo uma sequência de textos que irão falar sobre a popularização da fotografia de nascimentos. E sobre como ela pode ajudar a mudar a perspectiva sobre esse momento.

O nascimento é uma passagem que tem um valor pessoal e familiar inestimável. É um momento bonito, forte e arrebatador; cheio de emoções e amor. Ouso dizer que a fotografia de nascimentos é, na minha opinião, a mais singela e preciosa que existe. Através dela você pode contar um capítulo que é único na história da sua vida e da sua família.

A fotografia de nascimentos é uma fotografia documental; através da observação atenta e silenciosa do fotógrafo, ou fotógrafa, que vai contar uma história através de um registro fotográfico. As emoções, os processos, o ambiente e ambiência, a alegria, a dor, o alívio, o choro, a união, o medo, o esforço, a entrega, tudo isso faz parte da cena fotografada durante o parto.

Foto mostrando uma mãe sorrindo durante trabalho de parto em um momento agradável.

Esse nicho fotográfico é bastante recente na história da humanidade. No inicio da fotografia o acesso à câmeras ou fotógrafos profissionais era muito restrito. De certo que documentação fotográfica de um nascimento era algo muito raro e difícil de ser feita. De outro lado o tínhamos um cenário de nascimento onde dar à luz em casa até meados dos anos 50, aproximadamente, era a regra. Só nas décadas seguintes veio a medicalização e institucionalização desse momento, enquanto a fotografia ainda era pouco acessível. Vale salientar que os poucos exemplares fotográficos desse período (anos 50, 60, 70...) retratam um ambiente hostil, onde a falta de humanização, de cuidados e direitos eram visíveis.

Essa foto mostra uma prática que era norma e hoje sabemos que é uma forma de violência contra a pessoa em trabalho de parto. A mulher com mãos e pernas contidas, que resultavam em muitos hematomas e machucados em decorrência dessa contenção. (Créditos: Site baby Gaga: 13 Birth Practices From 100 Years Ago That Are Scary AF).

A luta pelos direitos da humanização, e o reconhecimento de várias técnicas como violência obstétrica, tem sido essenciais para a humanização do parto. Vejamos, nas décadas anteriores os nascimentos aconteciam em ambientes com poucas condições sanitárias; daí os nascimentos foram levados para instituições médicas, onde a voz da mulher em trabalho de parto era silenciada, e passaram a acontecer de acordo com a agenda de mercado. Atualmente já podemos contar com um volume de informações bem maior, e informações de qualidade são essenciais para que a mulher não passe por procedimentos desnecessários no ambiente do nascimento do seu filho. E por isso se diz que a humanização do nascimento é processo ainda em construção.

Ao longo dessas transformações no cenário obstétrico a maior referência em imagens, sobre parto, eram cenas de novelas ou filmes; que invariavelmente retratavam esse momento da forma mais equivocada possível, variando entre o parto como evento de grande sofrimento e excessivamente traumático (quase sempre devido a excessos de intervenções e falta de direitos ou atendimento adequado), ou o parto sem nenhum parâmetro fisiológico real (como o rompimento da bolsa amniótica e nascimento do bebê logo em seguida); por vezes também mostravam procedimentos com violência obstétrica bem grosseiras. 

Exemplo de Manobra de Kristeller, considerada Violência Obstétrica que apresenta muitos riscos à saúde do bebê e da mãe. Além de mostrar a mãe desacompanhada neste momento. (Créditos da imagem: Lieve Blancquaert/OMS)

Essas imagens sempre passavam a ideia irreal de que a mulher é incapaz, de que o corpo não é forte o suficiente para passar por esse processo; a ideia de que o nascimento é um evento perigoso para a integridade da vida. Com isso criou-se o mito de que o parto é inviável. Criavam também a ideia de que a mulher sempre seria submetida a um atendimento violento e frio. E essa infelizmente é ainda uma ideia muito forte entre as mulheres e famílias. 

A fotografia documental de nascimentos atual mostra às famílias uma outra perspectiva. Elas contam um processo, uma história, um desenvolvimento, as emoções. Cada detalhe, desde o ambiente e a ambiência, as expressões, os choros, os sorrisos, os olhares... De todos os entes envolvidos no nascimento de cada bebê.

Mulher em trabalho de parto acolhida por uma doula e sua irmã durante trabalho de parto. (Foto por André Pontes)
Detalhe do suporte do pai durante trabalho de parto, demonstrado através das mãos dadas. (Foto por André Pontes)
Foto mostrando mãe, em momento descontraído, sendo acolhida por profissional da fisioterapia durante trabalho de parto. (Foto por André Pontes)
Foto mostra a ansiedade do pai durante o trabalho de parto que traria seu filho ao mundo, enquanto a mãe enfrenta uma contração acolhida por profissionais de enfermagem (Foto por André Pontes)

Se o nascimento acontece em um ambiente domiciliar – cabe salientar aqui que atualmente o parto domiciliar planejado atende uma série de critérios de elegibilidade dentro de rigorosos padrões de segurança e antecipação de medidas de segurança - as fotos mostram mulheres tranquilas dentro de um ambiente que ela escolheu e preparou pra esse momento, segurando a mão do seu parceiro, ou familiar escolhido por ela para estar com ela nesse momento.

Uma mãe respira tranquilamente entre uma contração e outra, amparada por seu companheiro, durante trabalho de parto domiciliar planejado. (Foto por André Pontes)

Essas fotos mostram através de exemplos reais que o parto é possível, que não é um momento para ficar refém do medo; mostram que é possível ter um parto respeitoso, com aconchego e acolhimento.

As três fotos acima mostram mães felizes e cheias de emoção ao receber seu filho no colo pela primeira vez! (Fotos por André Pontes)

Todo nascimento tem sua beleza, é verdade. Mesmo que esse nascimento aconteça através de uma cirurgia cesariana. A medicina evoluiu e sabemos que existem indicações reais de cirurgias cesarianas. Existe um grande corpo de informações que fundamentam quando ela deve ser aplicada. Pra além, claro, do desejo da mãe em receber seu filho através de uma cesariana. Quando essa for a situação cabe a nós receber e acolher esse desejo da forma mais atenciosa e empática, óbvio. E esse procedimento cirúrgico pode acontecer de forma respeitosa e delicada, seja ela por indicação real, intra-parto, ou desejo da mãe. Não é por isso que esse momento será menos significativo e estéril de emoções. Não há desmerecimento no procedimento ou de quem precisou ser submetida a uma. 

As três fotos acima mostram bebês nos colos de suas mães que precisaram ser levadas a uma cirurgia cesariana. De forma respeitosa e acolhedora, e em segurança, esses bebês foram colocados nos colos de suas mães, e essas fotos mostram toda a ternura e amor envolvidos neste momento. (Fotos por André Pontes)

A fotografia pode ser uma aliada da luta de humanização e respeito ao parto. Ela vai proporcionar às famílias que elas tenham memórias duradouras desse momento, mostrando o empoderamento e a percepção de que esse é um evento pessoal e fisiológico; conscientizando as pessoas em geral para a importância do respeito aos direitos e desejos da mulher em trabalho de parto; se comunicando com os profissionais de saúde que atendem essas pessoas; incluindo o pai ou parceiro ou outros membros da família nesse momento, e até mesmo mostrando a conexão da família entre si e com esse bebê que acaba de nascer dentro desse movimento de grandes emoções!

Claro, é importante salientar que essa fotografia deve ser feita com sensibilidade, respeito, conhecimento, e o óbvio consentimento dessa família. Quando feita com cuidado e respeito a fotografia de parto pode ser uma forte aliada na luta pela humanização e respeito do nascimento.


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

foto de parto fotografo de parto humanização do parto parto

Quem viu também curtiu

29 de Out de 2024

O Que É Ser Fotógrafo de Nascimentos E Os Desafios Dessa Profissão

24 de Ago de 2020

Como Atendemos Em Tempos de Pandemia de COVID-19

28 de Abr de 2023

10 Razões Para Contratar Um Fotografo de Nascimentos Profissional

Olá! Que bom ter você nos visitando. Fique à vontade para nos chamar no whatsapp, nos conhecer melhor, e pedir seu orçamento personalizado.
Logo do Whatsapp